Comércio da Invicta junta-se para refletir sobre inovação e experiência do cliente
O primeiro encontro do ciclo “Há Conversas no Comércio” decorreu no dia 5 de março, na loja BFG Ferragens, reunindo comerciantes da cidade para uma reflexão sobre inovação e experiência do cliente. A sessão contou com a presença da vereadora das Atividades Económicas e da Fiscalização.
Filipa Correia Pinto sublinhou a importância do comércio de proximidade e da partilha de boas práticas como fatores diferenciadores para o fortalecimento deste setor da economia.
O primeiro encontro do ciclo “Há Conversas no Comércio” também contou com a participação de Alexandra Oliveira, da BFG Ferragens, e Mariana Rodrigues, da Mon Père, que partilharam estratégias para atrair e fidelizar clientes.
Desde os cuidados na personalização do atendimento até ao marketing sensorial, passando pela importância das redes sociais, foram abordadas diversas formas de tornar a experiência de compra mais envolvente e memorável.
A plateia, composta essencialmente por comerciantes, participou ativamente na conversa, trazendo desafios concretos vividos no dia-a-dia dos negócios. Foram discutidas questões como a necessidade de mais e melhor iluminação em determinadas zonas da cidade, a importância da proatividade para criar espaços mais acolhedores e cativar clientes, bem como a relevância da formação das equipas.
A colaboração entre comerciantes, a recomendação entre lojas e a criação de dinâmicas conjuntas também foram destacadas como práticas valiosas para captar clientes.
O ciclo “Há Conversas no Comércio” vai continuar nos próximos meses, com mais dois encontros em abril e maio (datas a anunciar), antecedendo a 2.ª edição do Fórum do Comércio do Porto. Estes encontros têm como objetivo aprofundar os grandes temas que irão marcar a próxima edição do evento, promovendo o envolvimento e a mobilização do setor.
Fórum Comércio do Porto regressa em maio
Durante o “Há Conversas no Comércio”, Filipa Correia Pinto destacou o caminho iniciado em 2023 com a realização da primeira edição do Fórum do Comércio do Porto.
“Na primeira edição, durante dois dias, debatemos tendências, ouvimos experiências inspiradoras e olhámos para as boas práticas nacionais e internacionais. Por isso, o Fórum não poderia ser apenas um evento pontual. Este foi o ponto de partida para fomentarmos um diálogo contínuo, sendo precisamente esse compromisso que nos traz aqui hoje”, sublinhou a autarca.


