Políticas Municipais de Dinamização do Comércio do Porto

O Município do Porto reconhece o papel estruturante que o comércio de proximidade desempenha na vida urbana e na identidade da cidade. Através da Divisão Municipal de Comércio, tem vindo a implementar uma estratégia integrada de valorização e desenvolvimento do setor, combinando iniciativas de reconhecimento patrimonial, capacitação profissional, dinamização urbana e produção de conhecimento.

 

A cidade do Porto distingue-se pela sua capacidade de cruzar tradição e inovação, promovendo um ecossistema vivo e sustentável. As principais áreas de intervenção do Município do Porto para o comércio da cidade são:

 

Apoiar a salvaguarda e a sustentabilidade económica das atividades

  • Programa Porto de Tradição – Reconhecimento de estabelecimentos e entidades de Interesse Histórico, Cultural ou Social Local, contribuindo para a valorização do património comercial da cidade.
  • Fundo Municipal de Apoio Porto de Tradição – Instrumento de apoio financeiro destinado a promover a sustentabilidade e continuidade dos estabelecimentos reconhecidos pelo programa Porto de Tradição.
  • Encontros “Entre Nós Há Saber” – Sessões de partilha e valorização do saber-fazer, destinadas a dinamizar o diálogo entre agentes económicos com práticas enraizadas no comércio tradicional.
  • Material promocional temático Porto de Tradição – Desenvolvimento e distribuição de elementos de comunicação e visibilidade, reforçando o reconhecimento público dos estabelecimentos e entidades reconhecidos.

 

Gerar informação e conhecimento para a decisão e a ação

  • Fórum Comércio do Porto – Promove a reflexão estratégica sobre o futuro do comércio de proximidade e a partilha de boas práticas entre comerciantes, especialistas e decisores políticos.
  • “Há Conversas no Comércio” – Sessões informais de escuta e debate temático que antecedem o Fórum, dinamizando o envolvimento direto dos agentes do setor e fomentando o diálogo entre comércio e cidade.

 

Contribuir para a capacitação dos agentes económicos

Plano Anual de Formação para Agentes Económicos do Comércio e Serviços – Com temáticas ajustadas às necessidades reais do setor, incluindo atendimento ao público, gestão, marketing digital, vendas, entre outros.

 

Desenvolver novas centralidades urbanas

  • Instalação Artística de Rua – Projeto de valorização visual e criativa do espaço público que visa tornar as zonas comerciais intervencionadas mais atrativas para comerciantes e consumidores, com recurso a intervenções artísticas temporárias.
  • Intervenções estruturais em ruas comerciais – Reativação de centralidades comerciais históricas, com foco na melhoria das condições urbanas, da atratividade e da vivência do espaço.

 

Estimular a contemporaneidade e a atratividade das atividades económicas

  • Comércio Fora do Sítio – Iniciativa que promove a permuta temporária de produtos e elementos do espólio e acervo de lojas Porto de Tradição e demais estabelecimentos comerciais da cidade, resultando num roteiro digital de montras com curadoria de vitrinistas profissionais, cuja visita habilita os consumidores a ganhar prémios em sorteio.
  • Concursos de Montras – Valorização da apresentação visual do comércio local, incentivando a criatividade, a competitividade saudável e a ligação à vida cultural da cidade.
  • Material Promocional Temático – produção e distribuição de elementos de comunicação que reforcem o papel dos comerciantes como embaixadores da marca Porto. junto dos consumidores nacionais e estrangeiros.

 

Comunicação direta com os comerciantes do comércio de rua e proximidade

Implementação de canais regulares de contacto direto com os comerciantes da cidade, promovendo o acesso facilitado à informação relevante, nomeadamente sobre apoios, oportunidades de formação, eventos e medidas municipais de interesse para o setor.